sexta-feira, 16 de abril de 2010

Melhores Empresas para Trabalhar 2010

"A cerimónia de entrega dos prémios «Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal 2010», iniciativa promovida pelo Great Place to Work Institute Portugal, realizou-se ontem à noite, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras. No primeiro lugar do 'ranking' geral não houve surpresas, pois voltou a ser ocupado pela Microsoft Portugal, que foi também a vencedora na dimensão entre 250 e 1.000 trabalhadores e no sector das tecnologias da informação (TI). A acompanhar a multinacional no pódio ficaram, em segundo lugar, a Cisco Systems Portugal, também do sector das TI, e em terceiro a Liberty Seguros. A Cisco, que ganhou na categoria por dimensão entre 100 e 250 colaboradores, conquistou também o primeiro lugar em três das categorias especiais - «Formação e Liderança para a Sustentabilidade» e «Responsabilidade Social Empresarial», distinções criadas o ano passado, e «Melhor Empresa para Trabalhar para Mulheres», prémio atribuído desde 2007. Outra consultora, a everis Portugal, que ocupa o quarto lugar no 'ranking' geral de 2010, foi considerada a «Melhor Empresa para Executivos».
Este ano a grande novidade foi a presença de sete empresas portuguesas no 'ranking' das 30 melhores, tendo-se destacado a GMS Consulting, que se classificou em quinto lugar a nível geral, tendo ainda ganho na categoria de «Melhor Empresa para Jovens». A ROFF (sexto lugar), também distinguida como a melhor empresa para trabalhar no sector da consultoria, a Outsystems (décimo quinto), que actua no sector das TI, a Siscog (décimo nono), do mesmo sector, a Leadership Business Consulting (vigésimo), a Ana - Aeroportos de Portugal (vigésimo sexto) e a José Júlio Jordão (vigésimo oitavo), do sector de transformação e produção, foram as outras empresas portuguesas que conseguiram classificar-se entre as 30 melhores para trabalhar no país.
Foram ainda distinguidas, por sector, a Mars Portugal (comércio e distribuição) e as já referidas Microsoft e ROFF; e por dimensão a BMW Group Portugal (menos de 100 colaboradores) e a RE/MAX Portugal (mais de mil colaboradores). Todas as vencedoras são automaticamente candidatas à lista europeia, a publicar no próximo dia 21 de Maio.
O Great Place to Work Institute é representado em Portugal pela Sperantia, cuja fundadora, Sandrine Lage, faz notar que «o nosso país foi pioneiro, a nível europeu, ao publicar o primeiro estudo nacional em 2000». E sublinha que a « missão do instituto é dedicar-se a construir uma sociedade melhor, ao contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho das organizações». O Great Place to Work Institute avalia organizações em mais de 40 países, há mais de 25 anos, «o que torna este estudo de ambientes de trabalho o maior a nível mundial», assinala ainda Sandrine Lage.
Na qualidade de 'media partner' da iniciativa «Melhores Empresas para Trabalhar 2010», a revista «human» vai ter a sua edição de Maio quase totalmente dedicada a este tema, com a apresentação de um 'dossier' completo sobre todas as empresas vencedoras.
O Great Place to Work Institute é uma empresa de 'research', especializada em ambientes de trabalho, sedeada nos Estados Unidos. Leva a cabo a pesquisa das melhores empresas para trabalhar em mais de 40 países, o que torna este estudo de ambientes de trabalho o maior a nível mundial. Portugal foi o primeiro país da Europa a publicar o 'ranking' das melhores empresas para trabalhar, em 2000. Em Portugal, o Great Place to Work Institute é representado pela Sperantia."
 

26/03/10 Humannet

Sem comentários:

Enviar um comentário