sexta-feira, 2 de abril de 2010

EXPORH – Balanço dos dias 17 e 18 de Março de 2010


Realizada nos dias 17 e 18 de Março de 2010, a 9º. Edição da Expo RH foi dedicada ao tema “Investir no Potencial do Capital Humano”.

Foram muitos os stands de empresas que quiseram dar a conhecer o seu negócio, apesar de estarem presentes menos stands comparativamente ao ano anterior.

A realização em simultâneo de duas salas com palestras de grande interesse tornou difícil estar presente em todas as comunicações.

O primeiro dia de Expo’RH foi o mais forte em termos de painéis, sendo de referir a comunicação da Dra. Ana Barata da AR Telecom em termos da fusão do team building com a Responsabilidade Social da empresa, tendo sido dados destaque às vantagens do team building em actividades outdoor de modo a fomentar o espírito de equipa, a facilitar a resolução de problemas a reforçar a proactividade e as competências dos colaboradores.

Neste Painel foi marcante a frase da Dra. Ana Barata de que “não existem hierarquias em team building; quando é necessário haver um líder em cada equipa devem ser as pessoas de menor destaque na organização a assumir a liderança”, aspecto este muitas vezes colocado em segundo plano em muitas organizações.

Igualmente interessante foi a Mesa Redonda com o tema “Como transformar a Gestão de Recursos Humanos numa oportunidade para o futuro”, na qual o Dr. Fernando Magalhães dos Hotéis Vila Galé prendeu o interesse do público por via de um jogo com o abecedário:

A – Aposta
E – Estrutura das Politicas de GRH
I – Inventar permanentemente, de modo a evitar a falência técnica
O – Objectivar
U – Utopia, acreditar e fazer acreditar os outros

Como “moral da história” deixou a ideia de que o que importa é “deixar uma marca de modo a constituir uma aposta para o futuro”.

O período da tarde foi igualmente forte em comunicações, de salientar a Mesa Redonda com o tema “Retenção de talentos: uma prioridade para a competitividade das empresas”, composta pelo Dr. Nuno Fernandes da Meta4, Dr. Nuno Ferreira da ANA, Dra. Paula Albuquerque da Media Capital, Dr. Serafim Gonçalves do Grupo Leya e Dr. Francisco Balsemão do Grupo Impresa. Nesta palestra foi unânime a opinião de que um talento é alguém que se diferencia numa organização, e que devido ao seu valor, a organização deve conseguir reter os seus “talentos” por via de:

- Comunicação bi-direccional, em detrimento da “top-down”
- Formação
- Boas condições de vida e de trabalho
- Colaborador enquanto gestão da sua rotina

Ou seja, a existência do chamado “salário emocional”.

Este primeiro dia culminou com a Mesa Redonda “Implementar uma Cultura de Aprendizagem”, tendo como oradoras a Dra. Emília Aguiar da Gelpeixe, a Dra. Helena Dias do Crédito Agrícola, Dra. Olga Ribeiro da Talenter, e como moderadora a Dra. Paula Caíres Luz da D.G. da Administração e do Emprego Público. Foi dado ênfase à comunicação aberta entre os colaboradores através da partilha de ideias e experiências, e aposta na formação interna/externa para todos os colaboradores, assim como a formação por parte dos colaboradores aos seus pares, quer por via formal ou pela via informal.

O segundo dia da Expo’RH foi em muito dedicado à Responsabilidade Social nas organizações, tendo o período da tarde sido iniciado pela Dra. Marta Maia da Jerónimo Martins, que através de um vídeo apresentou a sua empresa enquanto impulsionadora da formação de todos os colaboradores de modo a obterem habilitações escolares e académicas.

Sob a temática “As empresas que se pretendem inovadoras e competitivas requerem novas competências aos colaboradores”, a Dra. Isabel Heitor da Hotéis Accor explicou o programa “ Recrute o seu melhor amigo”, em que se este se mantiver na Accor pelo mínimo de um ano, o colaborador que o recomendou recebe um bónus, o que promove o recrutamento local. Foi ainda referida a aposta da Accor nos colaboradores com mais de 45 anos de idade.

Numa temática diferente, mais ligada aos valores organizacionais e à motivação, a simpática intervenção da Dra. Ana Caetano da Canon Portugal, tendo sido dado enfoque à participação dos colaboradores e ao seu reconhecimento pelos próprios colegas por via da gestão pelo exemplo.

Foram, sem dúvida, dois dias muito ricos em informação e em troca de aprendizagens; uma experiência a repetir e a recomendar.

Testemunho de Mara Velez

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