quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cinco pilares para a motivação das pessoas nas organizações...

"Cinco pilares para a motivação das pessoas nas organizações. Depois de se compreender o que está na base da motivação de pessoas e equipas, será possível calibrar cada um desses pilares, de forma a potenciar resultados. Em qualquer organização."

(...)

1. Variedade de competências - Diz respeito à variedade/ diversidade das tarefas desempenhadas, exigindo para o seu cumprimento o uso de diferentes capacidades e talentos. Quanto mais permitir que a sua equipa dê uso ao seu manancial de conhecimentos e aptidões, mais esta se envolverá nas atribuições que lhe forem feitas e melhores serão os resultados apresentados.
2. Identificação com tarefas - Este pilar refere-se à realização da totalidade da tarefa, tendo esta um resultado visível, ou se é apenas uma parte de um todo, sem visibilidade no produto/ serviço final. Saiba o que cada elemento prefere, vai ver que muitos estão desejosos de colocar as mãos no processo muito mais a montante e a jusante do que aquilo que alguma vez pensou. Regra geral as pessoas gostam de ver o todo, ao invés de apenas apertarem repetidamente um parafuso.
3. Significado das tarefas - Muitas actividades têm um significado próprio para quem as executa. É frequente termos alguém que realiza uma tarefa que para si não tem nenhum significado especial e ao lado está um colega para quem seria muito especial poder estar envolvido nesse projecto.
4. Autonomia - Prende-se com a liberdade e a independência que o trabalho transmite. Nomeadamente, se remete para o trabalhador a capacidade de planear, desenvolver e resolver o trabalho à sua maneira, ou se não permite ao trabalhador usar a sua iniciativa em relação ao modo como o desempenha. Regra geral quanto mais autonomia, mais motivação e melhores resultados.
5. 'Feedback' - Nem todas as pessoas reagem da mesma forma face à quantidade e ao tipo informação fornecida acerca do trabalho que realizam. O 'feedback' é extremamente valioso e afecta directamente a forma como a sua equipa se vai envolver no futuro. Não o descure, compreenda como cada colaborador reage aos seus estímulos e adeqúe-os a cada elemento. 


Notícia completa em: http://www.human.pt/artigos/artigo2.htm

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